ORIENTAÇÕES

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA OS CUIDADOS COM SEU PET

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA OS CUIDADOS COM SEU PET

Ao adquirir um animal de estimação, certos cuidados devem ser tomados, em especial se ele for um filhote.


É indispensável para a saúde de seu novo amigo um exame clínico geral e a vacinação. Em casos de emergência, nunca administre qualquer medicamento ao seu animal antes de falar com seu Veterinário. Uma medicação incorreta pode camuflar sintomas ou agravar ainda mais o problema.

De extrema importância para a vida futura de seu animal, a vacinação visa a proteção do seu animal de estimação contra as mais variadas doenças infecciosas. Para ser bem sucedida, a vacinação deve ser seriada, isto é, deve existir um esquema que comporte várias doses de vacinas, em especial no referente a filhotes


Isto se deve ao fato dos animais não responderem ao mesmo tempo à vacinação. Um esquema de doses múltiplas serviria para, então, proteger tanto os animais mais precoces quanto os mais tardios, no que diz respeito à formação de resistência imunológica.


O animal a ser vacinado deve gozar de excelente saúde e não sair à rua ou entrar em contato com outros animais que possam transmitir doenças.


Seu animal somente estará protegido contra as diferentes doenças após terminado todo o esquema de vacinação.

O reforço anual de todas as vacinas é necessário e imprescindível para a boa saúde de seu animal.

Os cães e gatos são frequentemente acometidos por parasitas, que podem ser externos (pulgas, sarnas, carrapatos) ou internos (vermes).


O exame periódico de pele e fezes é a melhor maneira de se determinar a presença e o tipo de parasitas que acometem o animal, e também definir o tratamento adequado.


Deve-se promover uma vermifugação a cada 6 meses, no mínimo.

Assim como você, seu animal de estimação tem um requerimento nutricional específico: proteínas para o crescimento e reparo dos tecidos; carboidratos como fonte de energia; vitaminas e minerais para saúde geral. A alimentação deve conter necessariamente, fontes de carboidrato, proteina, fibras, gordura, minerais e vitaminas, devidamente balanceadas e nas proporções que cada espécie, tamanho e fase da vida do animal exigir. Animais jovens devem ser alimentados várias vezes ao dia.


A quantidade diária da alimentação é calculada pelo peso, idade, espécie e raça e deve ser administrada conforme o hábito alimentar do animal de estimação.


Com isto, temos nas rações comerciais a forma mais saudável, prática e econômica para perfeita nutrição dos animais de estimação.

  • Banhos – intervalo mínimo de um banho por semana usando sabonetes e shampoos apropriados às necessidades do animal.
  • Atenção: banhos frequentes, reduzem as barreiras naturais de defesa da pele e tornam o animal mais susceptível a problemas dermatológicos.
  • Animais de pêlos longos necessitam de escovação (com escovas e pentes adequados) quase que diariamente.
  • Inspecionar sempre, ouvidos, unhas e dentes.
  • Para evitar a formação de tártaro dentáreo, escove os dentes do animal em dias alternados, utilizando somente água e escova.

Animais de estimação, em especial os cães, observam e assimilam tudo o que é ensinado num período que abrange o 4º mês de vida até por volta de 1 ano e 4 meses e isso aliado com o ambiente em que vive e a raça, vão originar sua personalidade.


ORIENTAÇÃO GERAL
M. V. SERGIO L. A. PITARELLO

Share by: