Tel.: (11) 3641-9867 | 3645-1720 | 2309-4026

Saúde Bucal

SAÚDE BUCAL EM CÃES E GATOS !

Periodontite

Aquele cheirinho forte da boca do seu animal não deve ser ignorado. O mau hálito é sinal de que há algo errado com a boca ou com o aparelho digestório. Longe de ser considerado tratamento de luxo, os cuidados bucais vêm complementar a lista de medidas preventivas para a saúde do animal.

O cálculo dentário, também chamado tártaro, é um dos sintomas da doença periodontal. Ela inicia-se com o acúmulo de placa, na qual as bactérias se organizam e produzem toxinas irritantes que causam gengivite. Como o animal não escova os dentes , essa placa se acumula e calcifica, formando o tártaro, assim, mais bactérias se aderem e começam a afetar os tecidos de suporte dos dentes. Além de o animal correr o risco de perder os dentes afetados pela doença periodontal, o local da lesão serve como fonte de contaminação para o organismo podendo afetar órgãos como coração, fígado e rins.

A doença periodontal não tem cura, mas pode ser controlada. O principal problema na doença periodontal é a parte do dente que fica “escondida” pela gengiva, local que só se consegue acessar com o animal sob efeito de anestesia geral. A partir desse momento, os dentes são examinados um a um e os cálculos são removidos com um aparelho de ultra-som ou instrumentos odontológicos, muitas vezes, é necessário fazer outros procedimentos, como extrações dentárias, após a extração dos cálculos os dentes são polidos.

Para a realização do procedimento de limpeza de tártaro o proprietário deve agendar uma visita ao veterinário na qual o animal deve ser avaliado e será instituída a terapia preventiva com antibiótico, muitas vezes é preciso coletar sangue para a realização de exames complementares.

O proprietário deve procurar saber se os cálculos serão removidos manualmente com instrumentos ou com o uso de aparelho de ultra-som, lembrando que com o ultra-som o tempo do procedimento é mais curto, e conseqüentemente o tempo de anestesia também é menor, além de o trabalho apresentar maior qualidade.

A anestesia geral é necessária para a realização da extração de cálculos, assim sendo, deve-se procurar saber se a anestesia geral utilizada é injetável ou inalatória. Algumas clínicas utilizam o serviço de profissionais responsáveis exclusivamente pela anestesia, deixando o veterinário livre para trabalhar apenas na boca do paciente. Após o procedimento o animal permanece em observação sendo liberado para ir para casa no mesmo dia, assim que os efeitos da anestesia passarem.

No mercado, estão disponíveis ossinhos artificiais, biscoitos e até rações especiais que ajudam a reduzir o acúmulo de placa bacteriana, porém, o melhor método é ainda a escovação dos dentes diariamente. Além disso, são recomendadas visitas anuais ao veterinário para realização de profilaxias.

Dr. Sérgio Luis Assumpção Pitarello
Médico Veterinário CRMV/SP 9368
Clínica Veterinária Pio XI – Rua Pio XI, 423 – F: (11) 3641.9867

Orientações gerais

Neste espaço você confere orientações sobre como devemos cuidar da saúde de nossos amiguinhos.Lembretes úteis, dicas que podem fazer muita diferença no dia-a-dia do seu animal.Não deixe de conferir. >> Leia mais

Atendimento Clínica

2ª à 6ªfeira: das 9:00 às 18:00hs
Sábados: das 9:00 às 12:00hs
Domingos e Feriados: verificar esquema de plantão

Atendimento Banho e Tosa

(11) 3645-1720

Atendimento com Hora Marcada